sábado, 19 de fevereiro de 2011

Mini-lagoas de Santa Maria

"MINI-LAGOAS DE SANTA MARIA"

Hoje (sexta-feira) no final do dia, com um grupo de quatro jovens fizemos um percurso ciclo-pedestre a que denominámos "Rota das lagoas de Santa Maria". Percorremos só a parte Ocidental da ilha, tendo havido tempo para visitar as três belezas que apresento abaixo, antes do anoitecer.

Aproveitámos para observar algumas espécies de avifauna, nomeadamente várias residentes como o tentilhão (sachão por cá), alvéola cinzenta, Pisco (caixinha por cá), estorninhos, toutinegra...assim como duas garças-reais, uma garça-branca-pequena, duas marrequinhas, vários borrelhos-de-coleira-interrompida e gaivotas, junto aos Cabrestantes (Formação geológica mais antiga dos Açores).

Avistámos também um casal de turistas estrangeiros a observar aves, numa zona alagada, junto do lugar das Hortas, no Aeroporto, o que mostra que pode ser uma atividade também interessantee trativa, aqui em Santa Maria.


Cova do areão 1
Cova do areão 2

Mni-lagoa do Jinjal"

" Mini-lagoa do Pilar"



Começámos por esta e aproveitámos para percorrer do Barreiro da Faneca que fica próximo)


Nota: Na parte Ocidental da ilha, ainda existe a mini-lagoa, a Oeste da Pista do Aeroporto (retenção sazonal de água), mas a noite já não permitiu a sua visita, desta vez.
Na parte Oriental da ilha, é imperdível a visita à mini-lagoa do Poço da Pedreira, situada no deslumbrante Geossítio do Pico Vermelho de Santa Bárbara.

------------------
= Quando vierem Santa Maria, não deixem de fazer a ROTA DAS MINI-LAGOAS, não esquecendo, para além da máquina fotográfica, os binóculos, para observarem algumas aves.=

*José Melo (Amigos dos Açores, Sta Maria)

1 comentário:

Da Serra disse...

A mini-lagoa do Poço da Pedreira, já teve peixes encarnados.
Mas depois uns selvagens foram para lá lavar pincéis e outros instrumentos de pintura de casas, e morreu tudo.
Ah, não esquecer que se situa na freguesia de Santa Bárbara no lugar do Arrebentão.