
Gaivota
Upload feito originalmente por DjSousa
Durante os meses mais frios, o Almirante Vermelho migra para paragens mais agradáveis e pode chegar a percorrer mais de 3000 km para encontrar um ambiente mais favorável à sua sobrevivência. É um voador poderoso, podendo mesmo deslocar-se durante a noite. Durante as migrações massivas movimenta-se entre as regiões subtropicais e as tundras, chegando mesmo à Islândia.
Aproveitamos o feriado nacional e fomos fazer um passeio à volta da Lagoa das Furnas. Lá encontramos várias variedades de cogumelos. (Duvido que sejam comestíveis) Se alguém souber identificar as diferentes espécies / sub-espécies ficarei grata.: )
• Nome: Cientifico: Leycesteria formosa
• Família: Caprifoliaceae
• Ecologia: Escapada ornamental invasora. Declives e margens de caminhos, margens de florestas de Pittosporum, Laurus e plantações de Cryptomeria (500-800m)
• Estatuto: Introduzida em S. Miguel
in SPEA
"O Folhado é uma espécie arbustiva endémica dos Açores, com folhas glabras, ovais e quase obtusas, de cor verde-escura brilhante na página ou cor-de-rosa em em inflorescências relativamente grandes, nos meses do Verão, e os frutos são drupas azul-escuro. Encontra-se, preferencialmente, na zona de vegetação de Louro e Cedro em locais geralmente entre e os 400 e os 900m. Existe em todas as ilhas dos Açores, excepto Graciosa."
in Plantas dos Açores
"Reproduz-se em floresta nativa e matas de criptomérias. Nas matas permanece na copa das árvores, deslocando-se e peneirando sem descanso entre os ramos. Confiante, não é difícil aproximar-se. ♂ Muita cor de laranja misturada com amarelo da listra central da coroa que se torna muito visível durante a parada e quando eriça as penas da coroa. ♀ Não apresenta cor alaranjada na listra da coroa, embora algumas a possuam em quantidades mínimas.
O chamamento mais comum consiste num “zree-zree-zree”, fino, agudo e aflautado. O canto consiste num “piteetilü” rítmico e agudo, que se repete terminando num trinado ou num floreado tipo a da terpadeira do norte-“zezesuzreeo”. "
in SPEA
©2008.Todos os Direitos Reservados outubro 2007
Grupo de Fotografia de Natureza - Amigos dos Açores - Associação Ecológica | Faça-se Associado