segunda-feira, 16 de julho de 2007

Fascinantes manifestações vulcânicas

Este é um exemplo de um património que urge valorizar e proteger
“Obsidiana é um tipo de vidro natural, produzido por vulcões quando a lava esfria rapidamente, por exemplo, fluindo sobre água. Consiste em 70% ou mais de sílica (SiO2 - dióxido de silício). A obsidiana não um mineral verdadeiro porque não é cristalino e, para além disso, é muito similar na composição ao granito e riolito. É classificada às vezes como um mineralóide.
As cores da obsidiana variam, dependendo da presença das impurezas. Ferro e magnésio tipicamente dão à obsidiana uma cor verde escura a preta. A inclusão de pequenos cristais brancos, aglomerados radiais de cristobalite produzem um padrão manchado ou de "floco de neve". Pode conter bolhas de ar, restantes do fluxo da lava, alinhados ao longo de camadas criadas como a rocha derretida estava fluindo antes de ser refrigerada. Estas bolhas podem produzir efeitos interessantes tais como um reflexo dourado ou do arco-íris. As pepitas pequenas de obsidiana que naturalmente foram arredondadas e alisadas pelo vento e pela água são chamadas de "lágrimas de apache". A obsidiana é relativamente macia, com uma típica dureza de 5 a 5,5. Sua densidade é aproximadamente 2,6.”

1 comentário:

Di disse...

Bom post, boa foto!

De facto a obsidiana não abunda nas ilhas açoreanas, à excepção da ilha Terceira onde podem ser encontradas camadas relativamente espessas.

Em São Miguel é relativamente frequente na Caldeira do Vulcão do Fogo, especialmente nas Lombadas.