sábado, 9 de outubro de 2010

DIA MUNDIAL DO ANIMAL - SANTA MARIA


QUINTA DA MEIA-LARANJA
ALMAGREIRA - SANTA MARIA

O Dia do Animal foi comemorado em Santa Maria, com os alunos da Escola de Almagreira, inserido no âmbito do PCT dos 1º e 4º anos "Defesa do Ambiente e Qualidade de Vida", contando com o apoio e dinamização do representante local dos Amigos dos Açores, ligado ao Grupo pelo Bem-estar Animal daquela ONGA, cuja base de actuação assenta no preceituado da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, emanada da UNESCO.


ACTIVIDADES


Nesta tradicional quinta cedida pelo Eng. Agrónomo Francisquinho da Praia, foi reiterado aos alunos os deveres para com os animais, na sequência da acção de sensibilização que receberam da parte da manhã, através de PPT, vídeos e da exploração das mensagens dos cartazes, seguindo-se o desfile da apresentação de cada animal, por parte dos respectivos donos.

O João apresenta orgulhosamente o seu "Machinho" como lhe chama.


O Carlos apresenta a sua cadelina Vichy, mas o Bobi também quer participar.

A Mariana lê uma das mensagens dos cartazes, com a Julieta ao colo.


Na Quinta Estiveram pintainhos, coelhos, porquinhos-da-índia, cadela, cachorrinhos e um machino que recebeu muitos miminhos e pacientemente passeou com alguns meninos.


Depois das apresentações houve um largo espaço de convívio entre as crianças e os diversos animais, trocando-se afectos e respeitando-se os seus soninhos e momentos de refeição.


Aproveitou-se também para ouvir e identificar a passarada,através dos seus cantos e plumagens, assim como algumas espécies vegetais como este dragoeiro, endémico da Macaronésis, espécie que é muito rara em Santa Maria.


FOI UM DIA EM CHEIRO DEDICADO AOS DIREITOS DOS ANIMAIS, NO QUAL SE TRANSMITIU CONHECIMENTO E SE CULTIVOU SENSIBILIDADE, A BEM DA EDUCAÇÃO INTEGRAL DAS CRIANÇAS E DA CIVILIDADE PÚBLICA PARA COM OS ANIMAIS, QUE SENDO SERES SENCIENTES SENTEM COMO GENTE.















































































1 comentário:

teo disse...

Interessante, gostei.
Apenas penso que a reportagem deveria estar no blogue dedicado ao Bem-estar/direitos dos animais.