quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Alvéola

Tal como o garajau que coloquei no último post, esta alvéola surgiu perto de mim num momento inesperado, quando fazia trabalho de campo, em tarefas relacionadas com o meu emprego, na ilha do Pico.

A alvéola (Motacilla cinerea patriciae) mede cerca de 18 a 20 cm de comprimento. A parte inferior do corpo é de um modo geral amarela, especialmente na zona anal. A parte superior é nitidamente cinzenta. A garganta do macho é preta no Verão e a da fêmea é leve ou profusamente marcada com preto. A cauda é comprida, chanfrada e preta com as penas exteriores brancas, sendo distintiva em todos os movimentos que efectua. O bico é preto curto e fino.
É uma ave migradora, embora se possa tornar sedentária, no caso de encontrar bastante disponibilidade alimentar. Sendo a Alvéola-cinzenta uma ave muito comum no nosso país é relativamente fácil observá-la, mesmo em lagos e fontes nas povoações. Corre e salta entre as rochas em águas correntes, e frequentemente peneira sobre a água à procura de insectos que são a base da sua alimentação.
A sua época de reprodução é durante a Primavera, realizando uma ou duas posturas. Reproduz-se perto de riachos montanhosos e ao longo de regatos com correntes rápidas, por vezes junto a lagos e riachos lentos. Constrói o ninho nas saliências de rochas, debaixo de pontes ou em locais similares. A ninhada é composta por 4 a 6 ovos, cuja incubação dura cerca de 11 a 14 dias. As crias dão os primeiros voos ao fim de 17 dias.

Sem comentários: