terça-feira, 7 de agosto de 2007

Whalewatching

Um grupo dos Amigos dos Açores participou hoje numa saída de mar para ver cetáceos.

A partida foi de Vila Franca do Campo com a empresa Terra Azul, que faz desconto de 20% aos associados dos Amigos dos Açores.
Percorremos toda a metade nascente da costa sul de São Miguel, até ao largo do Nordeste.
Foi pena não termos conseguido ver baleias, mas recebemos um festival de golfinhos!
E até tivemos direito a uma visita ao ilhéu.

Se existirem interessados poderemos reunir um grupo com "objectivos fotográficos" para nova saída, o qual deverá ser no máximo de 12 pessoas.
Interessados contactem ecofoto.acores@gmail.com

Golfinho-pintado (Stenella frontalis)

O golfinho-pintado (Stenella frontalis) é uma espécie bastante gregária e é comum ser encontrada em grupos de centenas de animais. A sua coloração é distintiva quando os animais são mais velhos, e a pigmentação às pintas é tão característica que quando está presente é impossível confundir estes animais. No entanto a coloração dos animais mais novos é bastante parecida com a dos roazes o que é agravado pelo facto destas duas espécies se encontrarem por vezes associadas. No entanto, o tamanho médio do golfinho-pintado (2m) é inferior ao do roaz. Nos Açores o golfinho-pintado é bastante comum durante os meses de verão, podendo ser visto com frequência perto da costa.

Os hábitos alimentares desta espécie não são bem conhecidos mas tudo aponta para que sejam oportunistas, ou seja, que consumam uma grande variedade de alimentos, dependendo da disponibilidade de cada tipo de presa.

Também a reprodução desta espécie no Atlântico não é conhecida, e só podemos nos basear nas espécies do Pacífico. A maturidade sexual no Pacífico é atingida entre os 9 e 11 anos de idade e a gestação dura cerca de um ano, após o que nasce uma cria com 90cm. Os intervalos entre gestações desta espécie são muito variáveis, podendo ser desde 2.5 anos até 3.4 anos.

Informação: DOP

Sem comentários: